Os 66 Km do litoral do Piauí, protegidos pela APA Delta do Parnaíba, reservam belezas cênicas que são desvendadas pelos amantes da aventura, ecoturismo e dos esportes radicais. Experimente Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, palco do Campeonato Mundial de Kite em 2014 e destino da Rota das Emoções.
Passeio do Cavalo Marinho
Os guias buscam os turistas com a charrete e levam até a Camboa, onde começa o passeio de canoa pelos mangues. Durante o percurso é possível avistar algumas aves da região, entre elas garças brancas e azuis (dependendo da época), assim como uma variedade de caranguejos e, quando a água está clara, dá para ver peixes em alguns pontos. A parada obrigatória é feita na Ilha dos Cavalos Marinhos, onde o condutor, cuidadosamente, pega o cavalo marinho, coloca em um aquário e mostra aos turistas, contando as curiosidades do hipppocampus. De acordo com a lua e maré, ainda é possível fazer o fraldão ou flutuação: ir boiando pelo rio, sendo levado pela correnteza. No fraldão, o colete é colocado “como fralda”, ficando da cintura para baixo dentro d’água e o resto do corpo exposto ao ar livre. Já a flutuação, o colete é vestido normalmente, e a pessoa relaxa o corpo todo.
Duração completa: cerca de 2 horas | Para agendar: Barratur (86) 9935-3891
O Cajueiro Rei
Há 8 km de Barra Grande está o maior cajueiro do mundo. O estudo feito revelou o gene ser de uma única espécie com sequência, ou seja, ao ter a genética idêntica, mostra que o Cajueiro Rei do Piauí é um único pé de caju com total de 8.832 m², com 732m de comprimento. No percurso, é possível conhecer um pouco sobre a fauna e flora da região, além de fazer uma pequena trilha que encontra a vista para o mar.
No percurso, é possível conhecer um pouco sobre a fauna e flora da região, além de fazer uma pequena trilha que encontra a vista para o mar.
O Delta do Parnaíba
Para quem vêm em busca de passeios, o Delta do Parnaíba é uma ótima opção para quem quer fazer ecoturismo. O catálogo de opções conta com o tour tradicional (em lancha privativa ou catamarã), Safári Noturno, Baía do Caju, Igarapé do Guirindó, Feijão Bravo, Revoada dos Guarás. São passeios belíssimos e com vista de paisagens maravilhosas pela região do Piauí e Maranhão. Estamos a cerca de 85km do Porto dos Tatus, de onde saem os passeios.
Esportes
Dos esportes mais praticados na região, tem o kiteboarding e caiaque. Cada um deles requer um clima específico. Para o kiteboarding é preciso ventos constantes, sendo a melhor época entre julho e janeiro; para o caiaque é preferível um clima mais ameno e é possível desfrutar o ano todo, algumas épocas durante todo o dia e outras épocas há horários específicos. Para mais informações sobre os esportes, clique aqui e/ou consulte: bgkiteschool@gmail.com / 86 9 9953-6406
Gastronomia
Bar e Restaurante Pé de Vento fica localizado dentro da Pousada BGK, e é aberto das 10h as 17h. O Mô Restaurante está Localizado dentro da Pousada Titas, a menos de 50 metros da BGK, conta com a cozinha afetiva e está aberto a partir das 19h. Após o pôr do sol, a vila ganha um charme especial. São opções com gastronomia típica da região, culinária mais elaborada, bons drinks e música ao vivo que compõem o que fazer em Barra Grande – Piauí – Brasil. Pode deixar para escolher o que comer por lá.
DICAS
Caminhar e escolher o local que mais lhe agrada já é um passeio. Vá a pé!
Aos sábados da alta temporada, há sempre um barzinho com música ao vivo.
A maioria dos lugares ja está aberto a partir das 18:00h e o atendimento dos locais começa a encerrar por volta das 22:00h.
É preferível trazer dinheiro em espécie. Há empreendimentos que não aceitam cartão.