
Realizado pela ONG Projeto Vivo, o Campeonato de Kitesurf Freestyle Infantil, que ocorreu de 02 a 04 de dezembro, na praia de Barra Grande, é o primeiro do Brasil a ter categorias juvenis. O evento, que está com nível competitivo profissional, contou com atletas de 08 até 20 anos, sendo distribuídos em quatro categorias: sub-11 masculino; feminino (open) foi aberto para qualquer idade, sub-15 masculino e sub-20 masculino.
Foram mais de 30 atletas inscritos do Piauí, do Ceará, da Argentina e da França, que participaram com alegria, companheirismo, espírito esportivo e competência. As crianças e jovens mostraram que não estão de brincadeira. É muito esforço e comprometimento envolvido entre os atletas mirins.
Foi em clima de descontração que João Bosco, vice-presidente da ONG, foi comentarista durante o campeonato e fez a galera vibrar e comemorar junto com cada conquista da molecada. Os juízes também avaliaram a competição como de alto nível. Na bancada de juízes, estiveram: Kalú de Sousa, pro rider cearense do circuito profissional adulto de kitesurf do Brasil, Ricardo Hidrante, proprietário da Kite School Top Kite Gostoso, de São Miguel do Gostoso-RN, e Alexandre dos Santos, pro rider e campeão do Campeonato Projeto Vivo de 2015.
“Esse menino participou a nível mundial. Manoel está com ótima performance!”, anuncia Kalu de Sousa, um dos pró riders no cenário de kitesurf profissional. Manoel Soares, conhecido como Piçarrinha, foi o campeão da categoria Sub-20, no Campeonato Projeto Vivo de 2016!
“Nosso objetivo é que as crianças tenham mais vivência em campeonatos e estejam mais preparadas para encararem os demais campeonatos que existem por aí. Trabalhamos com mais de 80 jovens, entre meninos e meninas, para estimular o talento de cada um e ajudar a melhor inseri-los na sociedade”, comemora o sucesso do evento Isabel Lupiañez, presidente da ONG.
Classificação geral
Feminino
1. Maria Helena (Ticoco), do Cauipe (CE)
2. Osaia Redin, da França
3. Camila Veras, da Barra Grande (PI)
Sub 11
1. Leandro da Silva Mendes (Tibumba), da Lagoa do Cauipe (CE)
2. Lucio Romani, Argentina
3. Fagner, Barra Grande (PI)
Sub 15
1 - Guigui Costa, Barra Grande (PI)
2- Luis Fernando, Barra Grande (PI)
3- Rafael Monteiro, Caroço/Lagoa do Cauipe (CE)
4- João Lucas, Lagoa do Cauipe (CE)
Sub 20
1. Manoel Soares (Piçarrinha), da Barra Grande (PI)
2. Marcelino dos Santos, Cauipe (CE)
3. Veveto, Cauipe (CE)
O evento contou com apoio de diversas empresas locais, entre elas: Pousada BGK, DSF – loja de surf, Colônia de Pescadores, Anjos do Sertão, Kite Escola Paraíso, Sebrae e Manati.






